SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Servicios de atención domiciliaria en la salud suplementaria y la inserción de la enfermería en Belo Horizonte/MGIntencionalidades de mujeres que deciden denunciar situaciones de violencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Paulista de Enfermagem

versión impresa ISSN 0103-2100

Resumen

COELHO, Edméia de Almeida Cardoso et al. Associação entre gravidez não planejada e o contexto socioeconômico de mulheres em área da Estratégia Saúde da Família. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.3, pp. 415-422. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000300015.

OBJETIVO: Estimar a prevalência de gravidez não planejada e verificar a associação com fatores sociodemográficos de mulheres cadastradas na ESF - Estratégia Saúde da Família, no subúrbio sanitário de Salvador - BA. MÉTODOS: Estudo de natureza quantitativa, exploratório, transversal, com amostra de 191 mulheres grávidas, estratificada por unidades de saúde. A gravidez foi categorizada em planejada e não planejada, e as características sociodemográficas constituíram variáveis independentes. A magnitude das associações foi obtida pela razão de prevalência e respectivos intervalos de confiança (95%), estimada pela regressão de Poisson, sendo o nível de significância estatística, 5% (p < 0,05). RESULTADOS: A prevalência de gravidez não planejada foi 66,5%; idade, situação conjugal, situação ocupacional e renda apresentaram diferenças proporcionais estatisticamente significantes com relação ao tipo de gravidez. Verificou-se associação positiva entre idade, situação conjugal e ocupação com gravidez não planejada. CONCLUSÕES: reafirma-se a associação entre gravidez não planejada e condições socioeconômicas, e a ESF parece não ter sido efetivo na garantia dos direitos reprodutivos das mulheres.

Palabras llave : Gravidez não planejada; Fatores socioeconômicos; Programa saúde da família; Planejamento familiar; Enfermagem em saúde comunitária.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués