SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Asociación entre embarazo no planificado y el contexto socioeconómico de mujeres en el área de la Salud de la FamiliaFatores de riesgo para la hipertensión arterial entre estudiantes de enseñanza media índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Paulista de Enfermagem

versión impresa ISSN 0103-2100

Resumen

VIEIRA, Letícia Becker; PADOIN, Stela Maris de Mello; OLIVEIRA, Ivis Emília de Souza  y  PAULA, Cristiane Cardoso de. Intencionalidades de mulheres que decidem denunciar situações de violência. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.3, pp. 423-429. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000300016.

OBJETIVO: Apreender os "motivos para" da mulher que realiza a ação de denunciar seu vivido em situação de violência. MÉTODOS: Estudo de abordagem qualitativa, fundamentada na fenomenologia social de Alfred Schütz por meio de entrevista com 13 mulheres que denunciaram violência do companheiro em Delegacias de um município do Sul brasileiro. RESULTADOS: A ação de denunciar significou para as mulheres entrevistadas acabar com a situação que não aceitam nem aguentam mais. Desejam separar-se do companheiro, ter paz, retomar seus planos e suas vidas. Exprimem o desejo de romper com o ciclo de violência. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Essas mulheres que denunciaram a situação de violência, sentiram-se livres para expor suas motivações, perspectivas e necessidades assistenciais. Captar suas intencionalidades permite a construção de uma ação profissional para além do aspecto biológico que se propõe a apreender a realidade social e os condicionantes envolvidos nesse fenômeno.

Palabras llave : Saúde da mulher; Cuidados de enfermagem; Violência contra a mulher.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués