SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Fatores de riesgo para la hipertensión arterial entre estudiantes de enseñanza mediaSeminario clínico como metodología de aprendizaje: evaluación fundamentada en opiniones de estudiantes de enfermería índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Paulista de Enfermagem

versión impresa ISSN 0103-2100

Resumen

QUEIROZ, Fernanda Mateus et al. Úlcera venosa e terapia compressiva para enfermeiros: desenvolvimento de curso online. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.3, pp. 435-440. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000300018.

OBJETIVO: Descrever a elaboração de um curso on-line sobre úlcera venosa, com enfoque em terapia compressiva, para capacitação de enfermeiros. MÉTODOS: O desenvolvimento do curso on-line seguiu as fases de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação, baseadas no design instrucional contextualizado. RESULTADOS: O curso dividiu-se em dez módulos estruturados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Caracterizou-se por uma proposta construtivista, visando ampliar a participação do aluno, disponibilizar as principais referências, revisões e consensos, bem como utilizar objetos multimídia e recursos didáticos interativos. CONCLUSÃO: O curso possibilita a capacitação profissional do enfermeiro em terapia compressiva de maneira inovadora, flexível, interativa em diversos ambientes de cuidado.

Palabras llave : Informática em enfermagem; Úlcera varicosa; Educação a distância; Educação em enfermagem; Capacitação profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués