Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Acta Paulista de Enfermagem
Print version ISSN 0103-2100
Abstract
GRANERO-MOLINA, José et al. Seminário clínico como metodologia de aprendizagem: avaliação fundamentada nas opiniões de estudantes de enfermagem. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.3, pp.441-447. ISSN 0103-2100. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000300019.
OBJETIVO: Avaliar a importância que os alunos atribuem ao seminário clínico como método de ensino complementar às práticas clínicas em estágio. MÉTODO: Estudo qualitativo baseado na fenomenologia hermenêutica de Gadamer. Foram realizadas 23 entrevistas abertas entre um universo de 132 alunos do primeiro ano da licenciatura de enfermagem, que assistiram a um seminário clínico, durante o seu primeiro ensino clínico/estágio. Foi realizada uma análise qualitativa dos dados através do software ATLAS.ti. RESULTADOS: Os entrevistados coincidiram na opinião de que o seminário lhes deu oportunidades de aprendizagem sobre procedimentos, cuidados de enfermagem e relações interpessoais. Referiram também que o mesmo foi útil para lidar com situações estressantes e relacionar os conteúdos teóricos com a prática. CONCLUSÕES: Este tipo de seminários pode contribuir para a redução dos níveis de estresse durante a prática clínica, para a aquisição e partilha de aprendizagens significativas em grupo e para colmatar lacunas teórico-práticas.
Keywords : Estágio clínico; Estudantes de enfermagem; Aprendizagem baseada em problemas.