SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Venous ulcer and compression therapy for nurses: development of online courseRisk factors for vascular trauma during antineoplastic chemotherapy: contributions of the use of relative risk author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100

Abstract

GRANERO-MOLINA, José et al. Seminário clínico como metodologia de aprendizagem: avaliação fundamentada nas opiniões de estudantes de enfermagem. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.3, pp.441-447. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000300019.

OBJETIVO: Avaliar a importância que os alunos atribuem ao seminário clínico como método de ensino complementar às práticas clínicas em estágio. MÉTODO: Estudo qualitativo baseado na fenomenologia hermenêutica de Gadamer. Foram realizadas 23 entrevistas abertas entre um universo de 132 alunos do primeiro ano da licenciatura de enfermagem, que assistiram a um seminário clínico, durante o seu primeiro ensino clínico/estágio. Foi realizada uma análise qualitativa dos dados através do software ATLAS.ti. RESULTADOS: Os entrevistados coincidiram na opinião de que o seminário lhes deu oportunidades de aprendizagem sobre procedimentos, cuidados de enfermagem e relações interpessoais. Referiram também que o mesmo foi útil para lidar com situações estressantes e relacionar os conteúdos teóricos com a prática. CONCLUSÕES: Este tipo de seminários pode contribuir para a redução dos níveis de estresse durante a prática clínica, para a aquisição e partilha de aprendizagens significativas em grupo e para colmatar lacunas teórico-práticas.

Keywords : Estágio clínico; Estudantes de enfermagem; Aprendizagem baseada em problemas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License