SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Úlcera venosa y terapia compresiva para enfermeros: desarrollo de un curso onlineFactores de riesgo para el trauma vascular durante la quimioterapia antineoplásica: contribuciones del empleo del riesgo relativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Paulista de Enfermagem

versión impresa ISSN 0103-2100

Resumen

GRANERO-MOLINA, José et al. Seminário clínico como metodologia de aprendizagem: avaliação fundamentada nas opiniões de estudantes de enfermagem. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.3, pp. 441-447. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000300019.

OBJETIVO: Avaliar a importância que os alunos atribuem ao seminário clínico como método de ensino complementar às práticas clínicas em estágio. MÉTODO: Estudo qualitativo baseado na fenomenologia hermenêutica de Gadamer. Foram realizadas 23 entrevistas abertas entre um universo de 132 alunos do primeiro ano da licenciatura de enfermagem, que assistiram a um seminário clínico, durante o seu primeiro ensino clínico/estágio. Foi realizada uma análise qualitativa dos dados através do software ATLAS.ti. RESULTADOS: Os entrevistados coincidiram na opinião de que o seminário lhes deu oportunidades de aprendizagem sobre procedimentos, cuidados de enfermagem e relações interpessoais. Referiram também que o mesmo foi útil para lidar com situações estressantes e relacionar os conteúdos teóricos com a prática. CONCLUSÕES: Este tipo de seminários pode contribuir para a redução dos níveis de estresse durante a prática clínica, para a aquisição e partilha de aprendizagens significativas em grupo e para colmatar lacunas teórico-práticas.

Palabras llave : Estágio clínico; Estudantes de enfermagem; Aprendizagem baseada em problemas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés