SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Baby-friendly Hospital Initiative: a policy of promoting, protecting and supporting breastfeedingIntra-hospital transport of critically ill adult patients: complications related to staff, equipment and physiological factors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100

Abstract

LANZONI, Gabriela Marcellino de Melo  and  MEIRELLES, Betina Hörner Schlindwein. A rede de relações e interações da equipe de saúde na atenção básica e implicações para a enfermagem. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.3, pp. 464-470. ISSN 0103-2100.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000300023.

OBJETIVO: Caracterizar as redes de relações e interações na equipe de saúde na Atenção Básica e suas implicações para a enfermagem. MÉTODO: Revisão Integrativa da Literatura para a identificação de produções sobre redes de relações e interações entre os membros da equipe de saúde na Atenção Básica e suas implicações para a enfermagem, publicadas no período entre janeiro de 2001 e julho de 2008. A busca ocorreu nas bases da Biblioteca Virtual em Saúde e SCOPUS, contemplando um universo de 2.276 publicações, das quais foram selecionados 14 estudos completos, para análise aprofundada. RESULTADOS: A literatura evidenciou que a rede de relações e interações da equipe de saúde necessita de ações interdisciplinares e inter-setoriais para agregar ao serviço de saúde o cotidiano da comunidade, visando a uma aproximação maior com o usuário, bem como para fortalecer e qualificar a assistência à saúde. CONCLUSÃO: Destaca-se que a rede de relações e interações vem avançando as fronteiras da unidade de saúde para agregar ao Serviço, o cotidiano da comunidade e parcerias com outros segmentos e Setores da Sociedade, visando uma aproximação maior com o usuário e seu contexto, bem como fortalecer e qualificar a assistência à Saúde.

Keywords : Enfermagem; Atenção primária à saúde; Equipe de assistência ao paciente; Relações Interpessoais; Relações interprofissionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese