SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue5Non-pharmacological management of patients with decompensated heart failure: a multicenter study - EMBRACEAnalysis of the capacity of preventive diagnostic tests for cervical cancer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

On-line version ISSN 1982-0194

Abstract

BESERRA, Eveline Pinheiro  and  ALVES, Maria Dalva Santos. Enfermagem e saúde ambiental na escola. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.5, pp. 666-672. ISSN 1982-0194.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000500004.

OBJETIVO: Descrever e analisar os significados atribuídos por um grupo de adolescente à saúde ambiental. MÉTODOS: Estudo de abordagem qualitativa, descritivo, exploratório, que utilizou a pesquisa-ação em uma escola pública do interior do Ceará, que se encontra nas proximidades da construção de uma usina termoelétrica a carvão mineral. Foram utilizados a observação livre, o diário de campo e a abordagem grupal, esta por meio da técnica do desenho história com tema, tendo como eixo norteador a questão: O que você entende como saúde ambiental? RESULTADOS: Emergiram discussões a respeito da interferência do homem na natureza, malefícios das fábricas, desenvolvimento sustentável e risco da poluição na comunidade. CONCLUSÃO: Constatou-se que o enfermeiro pode ser um educador ambiental e atuar nesse espaço, favorecendo momentos de reflexão sobre ações comprometidas com o lócus socioambiental.

Keywords : Saúde ambiental; Educação em saúde; Adolescente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese