SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue5Respiratory nursing diagnoses for children with acute respiratory infectionThe climate of patient safety: perception of nursing professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

On-line version ISSN 1982-0194

Abstract

CRISPIM, Juliane de Almeida et al. Agente Comunitário de Saúde no controle da tuberculose na Atenção Primária à Saúde. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.5, pp. 721-727.  Epub Oct 02, 2012. ISSN 1982-0194.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012005000021.

OBJETIVO: Avaliar o desempenho do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no controle da tuberculose (TB) em áreas assistidas pela Estratégia Saúde da Família (ESF), sendo estabelecida uma análise comparativa com os ACSs inscritos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) tradicionais. MÉTODOS: Estudo transversal, realizado em um município prioritário para o controle da TB no Estado de São Paulo, com uma amostra mínima de 108 ACSs das ESFs e das UBSs. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento elaborado para a Atenção Primária à Saúde (APS), adaptado para atenção à TB. RESULTADOS: No que concerne às ações de controle da TB, observou-se que não houve diferenças com significância estatística entre o desempenho dos ACSs das unidades da ESF e os inscritos nas UBSs. CONCLUSÃO: O estudo evidenciou a fragilidade dos ACSs em incorporar na sua prática as ações de controle da TB nas distintas modalidades de APS, apesar do destaque dado à ESF.

Keywords : Agentes comunitários de saúde; Tuberculose [prevenção & controle]; Atenção primária à saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese