SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue5The Community Health Agent in the control of tuberculosis in Primary Health CareOncology nursing care from the perspective of family caregivers in the hospital context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

On-line version ISSN 1982-0194

Abstract

RIGOBELLO, Mayara Carvalho Godinho et al. Clima de segurança do paciente: percepção dos profissionais de enfermagem. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.5, pp. 728-735. ISSN 1982-0194.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000500013.

OBJETIVO: Avaliar a percepção do clima de segurança dos profissionais de enfermagem atuantes nas clínicas médicas e cirúrgicas de um Hospital de Ensino. MÉTODOS: Estudo transversal, descritivo e com abordagem quantitativa. Foi utilizado o Safety Attitudes Questionnaire (SAQ) - Short Form 2006, traduzido para a língua portuguesa. RESULTADOS: A percepção do clima de segurança dos profissionais variou conforme o gênero, a clínica, a categoria profissional e o tempo de atuação. A satisfação no trabalho foi demonstrada por todos os profissionais, com escores acima de 75, enquanto o domínio Percepção da Gerência apresentou valores mais baixos. CONCLUSÃO: A satisfação do profissional, o diálogo e o suporte à equipe por parte da administração são essenciais para a garantia da segurança do paciente. Conhecer a percepção dos profissionais de enfermagem sobre o clima de segurança contribui para a melhoria do cuidado em saúde e para a redução dos riscos ao paciente.

Keywords : Percepção; Cultura organizacional; Gerenciamento de segurança.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese