SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue5Oncology nursing care from the perspective of family caregivers in the hospital contextSingular view of family care for children with the HIV / AIDS virus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

On-line version ISSN 1982-0194

Abstract

FRANCA, Flávia Maria de  and  FERRARI, Rogério. Síndrome de Burnout e os aspectos sócio-demográficos em profissionais de enfermagem. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.5, pp. 743-748. ISSN 1982-0194.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000500015.

OBJETIVO: Demonstrar a incidência da Síndrome de Burnout (SB) de acordo com os aspectos sociodemográficos dos profissionais de enfermagem que atuam em dois hospitais regionais, no município de Cáceres-MT. MÉTODOS: Estudo de natureza quantitativa, descritivo, com delineamento transversal, realizado com 141 profissionais de enfermagem. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário estruturado com dados para o delineamento sociodemográfico, acrescido do instrumento Maslach Burnout Inventory (MBI). RESULTADOS: Com base na análise das entrevistas dos 141 profissionais, 13 (9,58%) apresentaram Síndrome de Burnout,, conforme o MBI, e destes acometidos 7 (53,84%) são enfermeiros e 6 (46,16%) técnico/auxiliares. Quanto à incidência da SB em função dos aspectos sócios demográficos, o maior número de casos foi verificados no sexo feminino, nos profissionais com menos tempo de formação e nos solteiros. Resultados semelhantes foram encontrados na literatura, relevando as constatações. CONCLUSÃO: Este estudo evidenciou que a presença da SB nos profissionais de enfermagem, revelando assim a necessidade de intervenções em relação às condições de trabalho dos enfermeiros.

Keywords : Esgotamento profissional; Saúde do trabalhador; Doenças profissionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese