SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue5Burnout Syndrome and the socio-demographic aspects of nursing professionalsCoinfection of Tuberculosis / Human Immunodeficiency Virus in an administrative district in the city of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

On-line version ISSN 1982-0194

Abstract

GOMES, Giovana Calcagno; PINTANEL, Aline Campelo; STRASBURG, Aline da Cruz  and  XAVIER, Daiani Modernel. Face singular do cuidado familiar à criança portadora do vírus HIV/AIDS. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.5, pp. 749-754. ISSN 1982-0194.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000500016.

OBJETIVO: Conhecer as vivências da família no cuidado à criança portadora do vírus HIV/AIDS. MÉTODOS: Foi realizado em um hospital universitário no primeiro semestre de 2010. Participaram sete familiares cuidadores. Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas e analisados pela técnica de Análise Temática. RESULTADOS: Evidenciou-se o silenciamento do diagnóstico pelo familiar cuidador que passa a viver em função do cuidado à criança. Como dificuldades para cuidar, destacam-se as condições de saúde da mãe ou sua morte, as hospitalizações como comprometedoras da escolarização e reveladoras do diagnóstico e o medo em contar o diagnóstico à criança. CONCLUSÃO: Acredita-se que os profissionais da saúde/enfermagem necessitam empregar estratégias que possibilitem a essas famílias melhor enfrentamento do cotidiano, assessorando-as para o cuidado, fornecendo informações sobre o HIV/AIDS às pessoas de seu círculo social, diminuindo o estigma e a discriminação a que estão expostas essas crianças.

Keywords : Cuidadores; Família; Cuidado da criança; Síndrome de imunodeficiência adquirida [enfermagem].

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese