SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue5Burden of work in caregivers of frail elders living at homeStructure and functionality of the social support network for adults with cancer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

On-line version ISSN 1982-0194

Abstract

BOLL, Liliana Fortini Cavalheiro; IRIGOYEN, Maria Claudia  and  GOLDMEIER, Silvia. Diretrizes brasileiras de hipertensão arterial: realidade da enfermagem em hospital especializado. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.5, pp. 775-780. ISSN 1982-0194.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000500020.

OBJETIVO: Avaliar o conhecimento sobre a técnica da verificação da pressão arterial nos profissionais de enfermagem em uma instituição de saúde. Identificar a relação entre a qualificação profissional e o desenvolvimento correto da técnica. MÉTODOS: O pesquisador aplicou um questionário aos profissionais de enfermagem durante a verificação da pressão arterial dos pacientes, questões estas relativas às V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial. RESULTADOS: Dos profissionais de enfermagem, técnicos e auxiliares, 8,41 %, atingiram o ponto de corte estipulado como adequado de acertos (80%). Houve relação direta entre a qualificação profissional e a quantidade de acertos. CONCLUSÃO: As V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial não são seguidas em sua plenitude pelos profissionais de enfermagem. A ampla divulgação das diretrizes, a implementação de programas de capacitação e a monitoração da técnica devem ser incentivadas.

Keywords : Diretrizes; Pressão Arterial; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese