SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue5Cultural adaptation and reliability for Brazil of the Automated Telephone Disease Management: Preliminary resultsVariability of clinical practice in nursing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

On-line version ISSN 1982-0194

Abstract

JENAL, Sabine et al. O processo de revisão por pares: uma revisão integrativa de literatura. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.5, pp. 802-808. ISSN 1982-0194.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000500024.

OBJETIVO: Avaliar as evidências disponíveis na literatura sobre o processo de revisão por pares de artigos científicos na área da saúde. MÉTODOS: Revisão integrativa de literatura, na qual foram realizadas buscas nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, National Library of Medicine, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. Um total de 12 estudos foi analisado. RESULTADOS: Foi demonstrado que existem muitas críticas ao processo em razão de sua subjetividade, porém acredita-se na necessidade dos mesmos. CONCLUSÃO: Este processo é imprescindível para a difusão do conhecimento, sendo uma etapa essencial no julgamento de manuscritos científicos, no entanto, considera-se importante que se façam mudanças no sentido de reduzir a subjetividade para garantir credibilidade ao processo.

Keywords : Revisão por pares; Pesquisa em enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese