SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue5The peer review process: an integrative review of the literatureAdministration of antibiotics subcutaneously: an integrative literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

On-line version ISSN 1982-0194

Abstract

FERNANDEZ-DE-MAYA, José  and  RICHART-MARTINEZ, Miguel. Variabilidade da prática clínica em enfermagem, uma revisão integrativa. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.5, pp. 809-816. ISSN 1982-0194.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000500025.

OBJETIVO: O objetivo desta revisão foi examinar o que foi publicado sobre a variabilidade na prática clínica com base no foco de enfermagem. MÉTODOS: Pesquisa bibliográfica realizada nas principais bases internacionais, seleccionando as obras mais relevantes. RESULTADOS: Os resultados foram agrupados em cinco grupos: estudo sobre as variações com relação às diretrizes e protocolo, estudos que analisam a prática da enfermagem e de outros profissionais de saúde; variações nos procedimentos e cuidados de enfermagem; variações na prática, entre enfermeiros e médicos e estudos de variabilidade relacionada com características de profissionais, unidades ou centros de saúde. CONCLUSÃO: A maioria dos artigos encontrados limitou-se a relatar a existência de variabilidade, mas algunas variáveis que buscou, previam. Futuras investigações devem concentrar-se no encontro de preditores de variabilidade para enfrentar variáveis injustificadas que são detectadas.

Keywords : Condutas na prática dos médicos; Enfermagem; Literatura de revisão como assunto.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish     · pdf in English | Spanish