SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue5Variability of clinical practice in nursing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

On-line version ISSN 1982-0194

Abstract

AZEVEDO, Eliete Farias; BARBOSA, Leandro Augusto  and  CASSIANI, Silvia Helena De Bortoli. Administração de antibióticos por via subcutânea: uma revisão integrativa da literatura. Acta paul. enferm. [online]. 2012, vol.25, n.5, pp. 817-822. ISSN 1982-0194.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000500026.

OBJETIVO: Caracterizar os artigos científicos relacionados ao uso de antibióticos por via subcutânea em pacientes com difícil acesso venoso em cuidados paliativos quanto à tolerância local e eficácia terapêutica. MÉTODOS: Revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados LILACS, CINAHL, PUBMED, EMBASE e Biblioteca Cochrane, utilizando-se como referencial teórico a Prática Baseada em Evidências. RESULTADOS: 17 artigos foram selecionados com dez antibióticos diferentes, sendo o Ceftriaxona, o antibiótico mais estudado. Constatou-se a eficácia terapêutica com base nos parâmetros farmacocinéticos e clínicos. A tolerância local esteve associada à maior diluição dos antibióticos. Com administração de aminoglicosídeos, observaram-se lesões graves e necrose tecidual. A baixa tolerância reforça a restrição de uso apenas para essa classe de antibióticos. CONCLUSÃO: As previsões de eficácia terapêutica e a boa tolerância sugerem uma possibilidade a ser considerada quando se deseja uma via de administração parenteral alternativa, porém recomenda-se cautela, visto que nenhum dos estudos avaliou pacientes em cuidados paliativos.

Keywords : Antibacterianos [administração & dosagem]; Injeções subcutâneas; Resultado de tratamento; Cuidados paliativos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese