Acessibilidade / Reportar erro

Tabagismo, consumo de álcool e atividade física: associações na síndrome coronariana aguda

Objetivo:

Descrever a prevalência de tabagismo e consumo de álcool; identificar o nível de atividade física; os graus de dependência de nicotina e álcool e verificar a associação entre esses fatores de risco em indivíduos com síndrome coronariana aguda.

Métodos:

Estudo transversal com 150 pacientes com síndrome coronariana aguda. Para coleta de dados, foram utilizadas entrevistas, análise de prontuários e questionários validados sobre tabagismo, consumo de álcool e atividade física.

Resultados:

58.7% eram fumantes (35,2% alta dependência), 42% consumiam álcool (65,1% baixo risco), 36,7% eram ativos. O tabagismo correlacionou-se significativamente ao consumo de álcool e a alta dependência de nicotina associou-se ao sedentarismo.

Conclusão:

Houve alta prevalência de tabagismo e consumo de álcool. Observou-se elevada dependência de nicotina e consumo de álcool de baixo risco. A maioria dos entrevistados era ativa. Houve correlação entre consumo de álcool e tabagismo, assim como associação da alta dependência de nicotina com sedentarismo.

Hábito de fumar/efeitos adversos; Consumo de bebidas alcoólicas/ efeitos adversos; Exercício; Síndrome coronariana aguda; Fatores de risco; Avaliação em enfermagem


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br