Acessibilidade / Reportar erro

Fatores intervenientes na produção do cuidado em enfermagem

Objetivo

Identificar os principais fatores intervenientes na produção do cuidado em Enfermagem para geração de itens de instrumento.

Métodos

Estudo qualitativo totalizando quatro sessões de grupos focais com a participação de 20 enfermeiros clínicos. As questões norteadoras incluíam percepções e experiências dos enfermeiros sobre a qualidade (ótimo ou ruim) de seu turno de trabalho. Os discursos foram examinados por meio da análise de conteúdo na modalidade temática, apoiando-se no referencial sobre sistema adaptativo complexo.

Resultados

Emergiram quatro categorias temáticas: (1) planejamento, intervenção e avaliação do cuidado; (2) dimensionamento e qualificação da equipe de enfermagem; (3) recursos necessários para prestar assistência; e (4) interação multiprofissional. Os aspectos intervenientes na produção do cuidado revelaram-se multifatoriais e sistêmicos e relacionados, principalmente, à insuficiência de pessoal e às inadequadas condição e organização do trabalho.

Conclusão

Os fatores intervenientes na produção do cuidado de Enfermagem para geração de itens de instrumento foram identificados e poderão nortear os enfermeiros em decisões assistencias e gerenciais.

Coleta de dados/instrumentação; Grupos focais; Avaliação em enfermagem; Serviço hospitalar de enfermagem; Cuidados de enfermagem


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br