SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Sintomas de depressão e fatores intervenientes entre enfermeiros de serviço hospitalar de emergênciaPreditores do estresse e estratégias de coping utilizadas por estudantes de Enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Paulista de Enfermagem

versão impressa ISSN 0103-2100versão On-line ISSN 1982-0194

Resumo

RIBEIRO, Renato Mendonça; POMPEO, Daniele Alcalá; PINTO, Maria Helena  e  RIBEIRO, Rita de Cassia Helú Mendonça. Estratégias de enfrentamento dos enfermeiros em serviço hospitalar de emergência. Acta paul. enferm. [online]. 2015, vol.28, n.3, pp.216-223. ISSN 0103-2100.  https://doi.org/10.1590/1982-0194201500037.

Objetivo:

Identificar as estratégias de enfrentamento dos enfermeiros em serviço hospitalar de emergência e relacioná-las às variáveis sociodemográficas e profissionais.

Métodos:

Estudo transversal com 89 enfermeiros. Os instrumentos de pesquisa foram: formulário para caracterização dos sujeitos e o Inventário de Estratégias de Enfrentamento de Folkman e Lazarus.

Resultados:

As estratégias de enfrentamento mais utilizadas foram: resolução de problemas e reavaliação positiva; a menos utilizada, foi o confronto. As estratégias confronto, reavaliação positiva, e fuga e esquiva foram associadas ao sexo masculino, não ter um companheiro e trabalhar em período noturno, respectivamente.

Conclusão:

As estratégias de enfrentamento podem ser auxiliadas por acompanhamento escuta, programas educacionais e um espaço para discussão das dificuldades relacionadas ao trabalho.

Palavras-chave : Adaptação psicológica; Enfermagem em emergência; Serviço hospitalar de emergência; Instituições de cuidados especializados de enfermagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )