Acessibilidade / Reportar erro

Fatores preditores e associados à satisfação dos estudantes de enfermagem

Resumo

Objetivo

Identificar os preditores e fatores associados à satisfação dos estudantes de enfermagem com as atividades de currículo e ensino, interação social/profissional e ambiente de aprendizagem do curso de graduação.

Métodos

Estudo transversal, realizado com 123 estudantes de enfermagem de uma universidade pública. O instrumento de pesquisa foi o Nursing Student Satisfaction Scale. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, análise de variância e análise de regressão logística.

Resultados

Na análise descritiva, a dimensão currículo e ensino apresentou a maior média (3,57) seguida pela dimensão ambiente de aprendizagem (3,33) e interações sociais/profissionais (3,28). Os estudantes mais jovens e que possuem filhos, percebem a dimensão currículo e ensino como um fator promotor de satisfação de forma mais intensa.

Conclusão

Faz-se necessário promover melhorias no cenário educacional e formativo, investindo-se nas questões de currículo e ensino, visando contribuir para uma experiência acadêmica satisfatória através da diminuição das barreiras que dificultam a formação acadêmica.

Estudantes de enfermagem; Satisfação pessoal; Educação em enfermagem; Motivação; Avaliação educacional

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br