Resumo
Objetivo
Comparar o conhecimento sobre fatores de risco para doenças cardiovasculares antes e após intervenção educativa realizada com homens metalúrgicos.
Métodos
Estudo de intervenção, realizado com 135 metalúrgicos, com idades entre 18 e 70 anos. O conhecimento sobre doenças cardiovasculares foi determinado pelo questionário Heart Disease Fact Questionnaire (HDFQ-2). Foram utilizados testes t de Student para amostras independentes e de Mann-Whitney, na comparação entre grupos, e testes t de Student para amostras dependentes e de Wilcoxon, na avaliação pareada.
Resultados
Tanto no grupo intervenção quanto no controle houve aumento estatisticamente significativo de 1,4 pontos na média do conhecimento entre o momento de base e o de seguimento.
Conclusão
A intervenção educativa, realizada em grupo, no local de trabalho e em horário de almoço, mostrou-se uma estratégia possível e eficaz para aumentar o conhecimento de homens sobre fatores de risco para doenças cardiovasculares.
Educação em enfermagem; Enfermagem em saúde pública; Conhecimento; Doenças cardiovasculares/educação; Fatores de risco; Saúde do homem; Indústria metalúrgica