Acessibilidade / Reportar erro

Fatores de risco associados ao desenvolvimento da síndrome metabólica em crianças e adolescentes

Resumo

Objetivo

Analisar a frequência de fatores de risco cardiovascular, entre crianças e adolescentes, e sua associação com a síndrome metabólica.

Métodos

Estudo analítico e quantitativo em uma amostra estratificada de 421 crianças e adolescentes de 9 a 19 anos selecionados por amostragem aleatória simples em 12 escolas públicas municipais localizadas na Região Nordeste do Brasil. Investigaram-se os fatores sedentarismo e excesso ponderal. A síndrome metabólica foi identificada a partir dos critérios adaptados para a idade.

Resultados

Houve prevalência de 4,1% de síndrome metabólica. Eram sedentários 30,2% e 20,5% apresentaram excesso ponderal, sendo que valores mais elevados de índice de massa corporal estiveram associados à presença de síndrome. Pressão arterial média, triglicerídeos, glicemia e circunferência abdominal estavam aumentados em 11,9%, 20,9%, 0,5%, 8,6% dos investigados, respectivamente; 26,1% apresentaram HDL-c baixo.

Conclusão

Parcela substancial dos envolvidos apresentou fatores de risco avaliados, bem como associação do excesso ponderal com componentes da síndrome.

Síndrome X metabólica; Doenças metabólicas; Fatores de risco; Medição de risco; Adolescente; Criança

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br