Acessibilidade / Reportar erro

Reganho de peso após a cirurgia bariátrica: um enfoque da fenomenologia social

Recuperación del peso después de la cirugía bariátrica: un enfoque de la fenomenología social

Resumo

Objetivo

Compreender a experiência de reganho de peso após a cirurgia bariátrica.

Métodos

Pesquisa qualitativa realizada em um Hospital Público da cidade de São Paulo. A coleta de dados foi realizada entre março a maio de 2017, por meio de entrevistas com dezessete participantes e encerrada quando o conteúdo dos depoimentos responderam ao objetivo do estudo. A análise dos significados foi norteada pelo referencial teórico-filosófico de Alfred Schütz e estudiosos da fenomenologia social.

Resultados

O referencial adotado possibilitou desvelar quatro categorias que traduzem os motivos existenciais do agir de pessoas com reganho de peso após cirurgia bariátrica: “sentimento de fracasso frente ao reganho de peso; “aspectos emocionais que contribuem para o reganho de peso”, “impacto do reganho de peso na saúde física e mental” e “expectativas frente ao reganho de peso”.

Conclusão

Os resultados deste estudo permitem ressaltar a importância da escuta qualificada e o acolhimento das questões subjetivas que levam em conta a relação que cada paciente estabelece com a obesidade e com a cirurgia bariátrica. Os aspectos da experiência de reganho de peso destacados no grupo social estudado podem subsidiar a melhoria das práticas profissionais, o incremento do ensino, pesquisa e do conhecimento em saúde.

Cirurgia bariátrica; Ganho de peso; Obesidade; Equipe de assistência ao paciente

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br