Acessibilidade / Reportar erro

Cultura de segurança no processo de doação de órgãos: revisão de literatura

Cultura de seguridad en el proceso de donación de órganos: una revisión de la literatura

Resumo

Objetivo

Avaliar o desenvolvimento da cultura de segurança no processo de doação de órgãos e transplantes na literatura científica.

Métodos

Revisão integrativa da literatura a partir das bases de dados CINAHL, LILACS, PubMed, Scopus, Web of Science e na biblioteca eletrônica SciELO, de 2012 a 2016, com sintaxe de palavras-chaves e descritores para cada base, sendo selecionados 14 artigos para análise.

Resultados

Foram detectados 1.659 estudos, desses, 33 foram lidos na íntegra, sendo definido para coleta dos dados 14 estudos. As informações obtidas foram analisadas criticamentre e agrupadas em duas categorias: Na Categoria 1 – Cultura de segurança no uso de medicamentos no período pós-transplante: destaca-se como fundamental o envolvimento da equipe multidisciplinar na orientação da alta hospitalar no transplante e ainda, os principais fatores de erros no uso dos fármacos. Na Categoria 2 – Cultura de segurança nas unidades transplantadoras: apresenta-se questões relacionadas à segurança dos pacientes submetidos aos transplantes nos períodos pré e intra-operatórios.

Conclusão

Por meio desse estudo, observou-se que a temática da cultura de segurança no processo de doação e transplante de órgãos está incipiente na literatura sendo necessário desenvolvimento de estudos bem delineados e relacionando à cultura de segurança do paciente em todas as etapas do processo de doação e transplantes.

Cultura organizacional; Segurança do paciente; Obtenção de tecidos e órgãos; Transplante

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br