Acessibilidade / Reportar erro

Prematuro alimentado com leite humano versus leite humano acrescido de FM85®

Prematuro alimentado con leche humana versus leche humana suplementada con FM85®

Resumo

Objetivo

Comparar o crescimento de recém-nascidos prematuros de muito baixo peso internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, alimentados com LHP e LHP acrescido de suplemento comercial.

Métodos

Trata-se de uma série de casos, com delineamento longitudinal. População e amostra composta por todos os prontuários de RNPTMBP com menos de 36 semanas de idade gestacional e peso menor que 1.500g que responderam aos seguintes critérios de inclusão: clinicamente estáveis, de qualquer sexo, em uso de qualquer tipo de sonda pelo qual receberam leite humano pasteurizado e/ou que receberam leite humano pasteurizado com aditivo de fortificante comercial FM85®, e, que não apresentavam patologias que pudessem interferir no crescimento e ganho de peso. A partir do levantamento, constituiu-se dois grupos: recém-nascidos pré-termo de muito baixo peso que receberam leite humano pasteurizado (Grupo A) e os que receberam leite humano pasteurizado acrescido de FM85® (Grupo B).

Resultados

verificou-se que não houve diferença estatisticamente significativa entre os recém-nascidos pré-termo de muito baixo peso avaliados na comparação entre os dois grupos e entre o grupo analisado em dois momentos com as diferentes dietas. Observou-se, que a idade gestacional influenciou no ganho de peso diário em ambas as comparações.

Conclusão

Concluiu-se que as duas dietas utilizadas não implicaram em diferença estatisticamente significativas no crescimento quando comparados os dois grupos.

Recém-nascido prematuro; Leite humano; Banco de leite; Aditivos alimentares; Enfermagem

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br