Acessibilidade / Reportar erro

Intervenção de enfermagem-primeiro banho do recém-nascido: estudo randomizado sobre o comportamento neonatal

Intervención de enfermería-primer baño del recién nacido: estudio aleatorizado sobre el comportamiento neonatal

Resumo

Objetivo

Avaliar os efeitos da intervenção Enfermagem-primeiro banho sobre o choro e o sono do recém-nascido.

Métodos

Ensaio clínico randomizado controlado realizado no alojamento conjunto do Hospital Universitário do Espírito Santo (Brasil). A amostra constituiu-se de 33 neonatos a termo. O grupo experimental composto por 18 recém-nascidos recebeu a técnica intervenção de enfermagem-primeiro banho. As variáveis dependentes foram a presença de choro e o tempo de sono após o banho do RN a Intervenção-Primeiro Banho foi definida como variável independente. As variáveis de controle relacionadas ao recém-nascido foram: idade gestacional; peso ao nascimento; peso antes do banho; perda ponderal; dor neonatal; saturação; sinais vitais; temperatura do ambiente; temperatura da água; tempo do banho; e tempo do cuidado corporal por formulário específico após 24 horas de nascimento. Utilizou-se a Escala de Avaliação do Estado de Sono e Vigília, adaptada de Brazelton, a escala de NIPS para avaliação da dor neonatal.

Resultados

Os recém-nascidos do grupo intervenção do estudo dormiram cerca de 180 minutos, não apresentaram choro durante o experimento, e a avaliação da escala de dor neonatal foi menor.

Conclusão

A intervenção de enfermagem-primeiro banho pode apresentar melhora no estado comportamental dos recém-nascidos.

Choro; Sono; Dor; Cuidado do lactente; Recém-nascido

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br