Resumo
Objetivo:
Validar construto e avaliar a confiabilidade do Instrumento Creighton para Avaliação de Competências Clínicas, versão português, Brasil.
Métodos:
Estudo metodológico, realizado com 30 docentes/enfermeiros que utilizavam a metodologia de simulação. Foram elaborados dois cenários com temas iguais e atuações divergentes das estudantes com o objetivo de testar a capacidade do instrumento de diferenciá-los. Os cenários foram gravados e disponibilizados para os especialistas por um website que viabilizou a coleta. Para a validação de construto, utilizou-se as técnicas de experimentação e da correlação phi. Para a confiabilidade, analisou-se a equivalência, com coeficiente Fleiss Kappa, e a consistência interna, com coeficiente Kuder-Richardson (KR20).
Resultados:
Ao analisar a validade, 20 dos 23 itens apresentaram resultados significativos. Na análise, os domínios apresentaram correlações, classificadas de baixa a alta. Quando comparados os cenários, as correlações foram baixas, muito baixas ou negativas. Quanto à confiabilidade, o coeficiente Fleiss Kappa encontrado foi razoável (0,282) para o cenário 1 e moderado para o cenário 2 (0,408). A consistência interna medida com o KR20 foi de 0,717 para o cenário 1 e 0,805 para o cenário 2, classificadas como moderada e alta.
Conclusão:
O Instrumento Creighton para Avaliação de Competências Clínicas versão português, Brasil, foi considerado válido e confiável para uso em todo o território nacional.
Descritores
Competência clínica; Psicometria; Simulação; Estudos de validação