SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número47Ciao merlettà: a volta italianada da muié rendera"De veraneo en la playa": pertencimento e o familiar no turismo de massa no Mediterrâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Estudos Históricos (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 0103-2186

Resumo

GARCIA, Luiz Henrique Assis. Em meus olhos e ouvidos: música popular, deslocamento no espaço urbano e a produção de sentidos em lugares dos Beatles. Estud. hist. (Rio J.) [online]. 2011, vol.24, n.47, pp. 99-118. ISSN 0103-2186.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21862011000100006.

Meu propósito é investigar como a música popular, através de trocas culturais que marcam a construção de identidades atribuídas a grupos e lugares, define vínculos e fronteiras no tecido urbano, ao mesmo tempo em que evidencia as trajetórias traçadas pelos músicos que o atravessam. Para tanto, optei pelo estudo formal e contextual de Strawberry Fields Forever e Penny Lane, canções dos Beatles que produzem sentidos sobre "lugares" e que congregaram memórias e identidades construídas em sua experiência como citadinos no deslocamento desde seu passado em Liverpool ao presente de então em Londres.

Palavras-chave : música popular; espaço urbano; história; memória.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · pdf em Português