SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue49"I stopped in the wrong side of the road": criss-crossed tracks in the invention of MPBUrban Brazil in the 1960's movies: melancholic Curitiba in Lance Maior, by Sylvio Back (1968) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Históricos (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 0103-2186

Abstract

COUTO, Maria de Fátima Morethy. Arte engajada e transformação social: Hélio Oiticica e a exposição Nova Objetividade Brasileira. Estud. hist. (Rio J.) [online]. 2012, vol.25, n.49, pp. 71-87. ISSN 0103-2186.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21862012000100006.

O artigo pretende analisar os objetivos e a repercussão de uma das mais importantes exposições de vanguarda ocorridas na década de 1960: a Nova Objetividade Brasileira, montada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Realizada um ano antes da promulgação do AI-5, a exposição demonstra a vitalidade do debate em curso sobre a possibilidade de criação "uma cultura tipicamente brasileira, com características e personalidade próprias".

Keywords : Hélio Oiticica; arte de vanguarda; exposições de arte; Nova Objetividade Brasileira; arte figurativa; ditadura militar.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese