SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Somatic embryogenesis in goiabeira serrana: genotype response, auxinic shock and synthetic seedsTemperature-dependent germination and endo-beta -mannanase activity in sesame seeds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal

Print version ISSN 0103-3131

Abstract

CAMPOSTRINI, ELIEMAR  and  YAMANISHI, OSVALDO KIYOSHI. Influência da restrição da raiz sobre as trocas gasosas em quatro genótipos de mamão. Rev. Bras. Fisiol. Veg. [online]. 2001, vol.13, n.2, pp. 129-138. ISSN 0103-3131.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-31312001000200002.

Neste estudo, quatro genótipos de mamão, dois pertencentes ao grupo 'Solo' (Sunrise Solo TJ e Sunrise Solo 72/12) e dois pertencentes ao grupo ‘Formosa’ (Tainung 02 e Know-You 01), foram cultivados num Argissolo Amarelo, em condição de campo, no município de Macaé, RJ, Brasil. A área de cultivo foi dividida em duas sub-áreas com profundidades efetivas (PE) distintas, determinadas com auxílio de um penetrógrafo a uma umidade média de 11,2%. Área com restrição CR apresentou PE média de 0,35 m com esforço máximo de 4,12 MPa para penetração, enquanto área sem restrição (SR) apresentou PE mínima de 0,60 m com esforço menor que 2,30 MPa. A taxa fotossintética líquida (A), a condutância estomática (gs), a temperatura foliar (Tl), a concentração interna de CO2 no mesofilo foliar (ci) e a eficiência intrínseca no uso da água (IWUE) foram determinadas em três dias consecutivos após a irrigação. A restrição do crescimento do sistema radicular afetou as trocas gasosas dos quatro genótipos de mamoeiro. Na área CR, todos os genótipos apresentaram valores reduzidos de A, gs e ci e elevados de Tl, em relação aos genótipos crescidos na área SR. Todos os genótipos crescidos na área CR apresentaram elevados valores de IWUE e o genótipo Sunrise Solo TJ foi o que apresentou o maior valor de IWUE.

Keywords : Carica papaya L.; fotossíntese; temperatura da folha; condutância estomática; eficiência intrínseca no uso da água.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English