SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Partial purification and characterization of ribonucleases from roots, stem and leaves of cowpea author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal

Print version ISSN 0103-3131

Abstract

SOUZA JUNIOR, M. T.; VENTUROLI, M. F.; COELHO, M. C. F.  and  RECH FILHO, E. L.. Análise de sistemas gene marcador/ agente seletivo alternativos para seleção positiva de embriões somáticos transgênicos de mamoeiro. Rev. Bras. Fisiol. Veg. [online]. 2001, vol.13, n.3, pp. 365-372. ISSN 0103-3131.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-31312001000300011.

Questões relacionadas à biossegurança de organismos geneticamente modificados e à percepção pública destes têm levado as instituições envolvidas no desenvolvimento comercial de plantas transgênicas a abandonarem o uso de genes marcadores que conferem resistência a antibióticos.  O desenvolvimento de mamoeiros (Carica papaya L.) transgênicos tem sido baseado, até o momento, no uso de um único gene marcador, o gene npt II, que confere resistência a antibióticos como canamicina e neomicina.  O presente estudo objetivou avaliar os sistemas alternativos manA/ manose e bar/ PPT como sistemas gene marcador/ agente seletivo para a variedade ‘Sunrise’ de mamoeiro.  O desenvolvimento de embriões somáticos secundários a partir de embriões primários foi avaliado em meio de indução de embriogênese suplementado com manose e/ou sacarose.  Concentrações variando entre 0,1 e 120 g/l de manose foram testadas como única fonte de carbono, ou em combinação com sacarose.  O desenvolvimento de embriões somáticos secundários a partir dos primários em meio suplementado com até 120 g.L-1 de manose, como única fonte de carbono, demonstrou que este sistema não é passível de uso no desenvolvimento de mamoeiros transgênicos.  Quanto ao sistema bar/ PPT, avaliou-se o desenvolvimento de embriões somáticos primários e secundários em meio suplementado com concentrações de PPT variando de zero a 150 mM.  Não foi observado desenvolvimento de embriões em meio suplementado com concentração igual ou superior a 125 mM, o que sugere o uso desta concentração para a seleção de embriões transgênicos de mamoeiro.

Keywords : glufosinato de amônio; PPT; manose; gene PMI; gene Bar; transformação genética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese