SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Purificação parcial e caracterização das ribonucleases de raízes, caule e folhas de feijão-de-corda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal

versão impressa ISSN 0103-3131

Resumo

SOUZA JUNIOR, M. T.; VENTUROLI, M. F.; COELHO, M. C. F.  e  RECH FILHO, E. L.. Análise de sistemas gene marcador/ agente seletivo alternativos para seleção positiva de embriões somáticos transgênicos de mamoeiro. Rev. Bras. Fisiol. Veg. [online]. 2001, vol.13, n.3, pp. 365-372. ISSN 0103-3131.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-31312001000300011.

Questões relacionadas à biossegurança de organismos geneticamente modificados e à percepção pública destes têm levado as instituições envolvidas no desenvolvimento comercial de plantas transgênicas a abandonarem o uso de genes marcadores que conferem resistência a antibióticos.  O desenvolvimento de mamoeiros (Carica papaya L.) transgênicos tem sido baseado, até o momento, no uso de um único gene marcador, o gene npt II, que confere resistência a antibióticos como canamicina e neomicina.  O presente estudo objetivou avaliar os sistemas alternativos manA/ manose e bar/ PPT como sistemas gene marcador/ agente seletivo para a variedade ‘Sunrise’ de mamoeiro.  O desenvolvimento de embriões somáticos secundários a partir de embriões primários foi avaliado em meio de indução de embriogênese suplementado com manose e/ou sacarose.  Concentrações variando entre 0,1 e 120 g/l de manose foram testadas como única fonte de carbono, ou em combinação com sacarose.  O desenvolvimento de embriões somáticos secundários a partir dos primários em meio suplementado com até 120 g.L-1 de manose, como única fonte de carbono, demonstrou que este sistema não é passível de uso no desenvolvimento de mamoeiros transgênicos.  Quanto ao sistema bar/ PPT, avaliou-se o desenvolvimento de embriões somáticos primários e secundários em meio suplementado com concentrações de PPT variando de zero a 150 mM.  Não foi observado desenvolvimento de embriões em meio suplementado com concentração igual ou superior a 125 mM, o que sugere o uso desta concentração para a seleção de embriões transgênicos de mamoeiro.

Palavras-chave : glufosinato de amônio; PPT; manose; gene PMI; gene Bar; transformação genética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português