SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue8Carreiras políticas e nepotismo na Terceira República francesa (1871-1940)Entrando na arena?: gênero e a decisão de concorrer a um cargo eletivo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciência Política

Print version ISSN 0103-3352

Abstract

FERRARI, Marcela. A constituição do menemismo na província de Buenos Aires. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2012, n.8, pp. 101-127. ISSN 0103-3352.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-33522012000200005.

A vitória de Carlos Menem no processo interno do partido peronista para escolha do candidato presidencial possibilita entender como uma seleção orientada por princípios democráticos e que, segundo projeções de alguns "renovadores", tinha que resultar na substituição definitiva dos elementos tradicionais do partido, acabou na restauração destes. Portanto, reconstruímos o avanço progressivo de Menem na provincial de Buenos Aires - o bastião peronista - entre janeiro de 1986 e julho de 1988. Resumimos o desempenho obtido nas eleições para a escolha de autoridades e candidatos a cargos governamentais. Também abordamos as razões para esse avanço eleitoral, enfatizando práticas e atores políticos em termos de: (a) a cooptação concertada de lideranças, que resultou na construção de um alicerce político capaz de mobilizar a adesão de membros de base, (b) o uso instrumental de aspectos formais inerentes ao processo eleitoral e (c) a campanha pré-eleitoral, que apresentou o "menemismo" como o autêntico peronismo - popular, personalista, em contato com as massas, capaz de reivindicar seus mitos - com impacto positivo sobre os filiados em tempos de crise social e política profunda. Essa crise foi atribuída ao governo nacional, ao qual o governador da província de Buenos Aires - seu principal oponente - era considerado demasiado próximo.

Keywords : Argentina; Peronismo; Menemismo; PJ; Província de Buenos Aires.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese