SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue8Propensão ao risco e ambição progressiva: o caso dos deputados federais nos Estados UnidosReinventando governos locais durante a democratização: dinâmicas políticas e a criação de novos municípios no Brasil e na África do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciência Política

Print version ISSN 0103-3352

Abstract

ALMEIDA, Carla; LUCHMANN, Lígia  and  RIBEIRO, Ednaldo. Associativismo e representação política feminina no Brasil. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2012, n.8, pp. 237-263. ISSN 0103-3352.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-33522012000200009.

Considerando as relações entre associativismo e democracia, neste trabalho analisamos o perfil associativo e participativo de deputadas federais brasileiras eleitas nas três últimas legislaturas. Os dados que o embasam foram coletados no perfil biográfico das deputadas disponível no portal da Câmara dos Deputados e nos seus sites pessoais. Encontramos uma significativa presença de vínculos associativos nas carreiras das deputadas, com concentração em determinadas modalidades associativas. Nossos dados sugerem também afinidades entre determinados vínculos associativos e pertencimento partidário e, no seu conjunto, mostram que a análise das relações entre associativismo e representação política fornece importantes chaves para a compreensão dos processos que envolvem a inclusão política de mulheres.

Keywords : associativismo; representação política; gênero; democracia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese