SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue9Democracy and class inequalitiesDemocratic citizenship and political inclusion of women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista Brasileira de Ciência Política

Print version ISSN 0103-3352

Abstract

MENDONCA, Ricardo Fabrino. Democracia e desigualdade: as contribuições da teoria do reconhecimento. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2012, n.9, pp. 119-146. ISSN 0103-3352.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-33522012000300005.

O presente artigo busca discutir as contribuições conceituais que surgem do diálogo entre a teoria do reconhecimento e a ideia de democracia, a fim de explorar o problema das desigualdades. O texto começa com uma apresentação da teoria do reconhecimento de Axel Honneth. Em seguida, desenvolvem-se algumas das principais ideias de Dewey, de modo a evidenciar as consequências delas sobre a teoria de Honneth. Desse frutífero diálogo, nasce uma abordagem democrática da justiça que tem, pelo menos, cinco pontos fortes: (1) adota uma concepção não institucional de política; (2) parte da constatação da opressão; (3) ultrapassa a dualidade entre público e privado; (4) opera com uma visão não homogeneizadora de igualdade; e (5) quebra a cristalizada dicotomia entre indivíduo e comunidade, que alimenta a suposta oposição entre liberalismo e comunitarismo.

Keywords : reconhecimento; democracia; desigualdades; Honneth; Dewey.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese