SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Instituições de governo, ideias autoritárias e políticos profissionais em São Paulo nos anos 1940A democracia disjuntiva no contexto brasileiro: algumas considerações a partir do trabalho das delegacias de polícia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência Política

versão impressa ISSN 0103-3352

Resumo

FERREIRA, Marcos Farias. A ética da investigação em ciências sociais. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2013, n.11, pp.169-191. ISSN 0103-3352.  https://doi.org/10.1590/S0103-33522013000200007.

Analisar e conhecer o universo social é sempre intervir nele, ao contrário do que acontece com as ciências duras ou naturais, pelo que refletir sobre os pressupostos, as regras e as consequências da produção do conhecimento é o primeiro dos deveres da comunidade científica. O artigo pretende explorar as diferentes dimensões dessa questão e procede no sentido de demonstrar que num mundo cada vez mais complexo social e tecnologicamente torna-se crucial definir a relação entre o investigador e o universo social e justificar práticas de investigação com recurso a princípios e normas orientadoras. Para além de explorar os fundamentos metateoréticos e os diferentes paradigmas que contextualizam a problemática, o artigo descreve e analisa práticas consensuadas no âmbito da governação da investigação social no plano internacional desde 1945.

Palavras-chave : ciências sociais; ética da investigação; governação da conduta; boas práticas; consequencialismo e deontologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons