SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13A estabilidade e a efetividade da preferência partidária no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência Política

versão impressa ISSN 0103-3352

Resumo

VALDEZ ZEPEDA, Andrés; HUERTA FRANCO, Delia A.  e  PEREZ PRECIADO, Octavio Adolfo. O humor na estratégia de persuasão durante as campanhas eleitorais. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2014, n.13, pp.245-258. ISSN 0103-3352.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-33522014000100010.

Realiza-se uma análise do uso do humor como parte das estratégias de persuasão na liderança e na política, em geral, e nas campanhas eleitorais em particular. Aborda-se também o estudo das funções desempenhadas pelo humor nas campanhas eleitorais e as razões pelas quais este é usado como parte de estratégias para convencer os eleitores. Examinou-se também a literatura especializada e as investigações já realizadas sobre o assunto, tanto nos negócios como na política. Finalmente, concluiu-se que, sob regimes democráticos, o humor tem sido utilizado como estratégia de comunicação durante as campanhas eleitorais para gerenciar o afeto e conquistar o voto dos eleitores, procurando persuadí-los e mobilizá-los.

Palavras-chave : Humor; estratégias de persuasão política; liderança; marketing político; campanhas eleitorais; funções do humor; sistemas democráticos; poder político.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons