Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Revista Brasileira de Ciência Política
versão impressa ISSN 0103-3352
Resumo
VALDEZ ZEPEDA, Andrés; HUERTA FRANCO, Delia A. e PEREZ PRECIADO, Octavio Adolfo. O humor na estratégia de persuasão durante as campanhas eleitorais. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2014, n.13, pp.245-258. ISSN 0103-3352. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-33522014000100010.
Realiza-se uma análise do uso do humor como parte das estratégias de persuasão na liderança e na política, em geral, e nas campanhas eleitorais em particular. Aborda-se também o estudo das funções desempenhadas pelo humor nas campanhas eleitorais e as razões pelas quais este é usado como parte de estratégias para convencer os eleitores. Examinou-se também a literatura especializada e as investigações já realizadas sobre o assunto, tanto nos negócios como na política. Finalmente, concluiu-se que, sob regimes democráticos, o humor tem sido utilizado como estratégia de comunicação durante as campanhas eleitorais para gerenciar o afeto e conquistar o voto dos eleitores, procurando persuadí-los e mobilizá-los.
Palavras-chave : Humor; estratégias de persuasão política; liderança; marketing político; campanhas eleitorais; funções do humor; sistemas democráticos; poder político.