Acessibilidade / Reportar erro

O desfecho das guerras de religião: a autonomização da razão política na metade do século XVI** ** Do original “Sortir des guerres de religion. L’autonomisation de la raison politique au milieu du XVI e n. 116-7, março de 1997. Direitos autorais concedidos pela © Actes de la recherche en sciences sociales. Tradução de Patrícia C. R. Reuillard (UFRGS). Revisão da tradução por Luis Felipe Miguel. siècle”, publicado em Actes de la Recherche en Sciences Sociales, n. 116-7, março de 1997. Direitos autorais concedidos pela © Actes de la recherche en sciences sociales. Tradução de Patrícia C. R. Reuillard (UFRGS). Revisão da tradução por Luis Felipe Miguel.

Putting an end to the wars of teligion: autonomization of political reason in the middle of the 15th Century

Com poucas exceções, a historiografia francesa encobriu sistematicamente as tentativas de pacificação religiosa no século XVII e, ainda mais, no século XVI, consideradas como prefigurações medíocres do Édito de Nantes (1598). Ao fazê-lo, os historiadores se privaram de uma pré-história indispensável e de uma reflexão séria sobre as questões que são específicas dos episódios de paz religiosa na Europa Moderna - embora Cari Schmitt e Reinhart Koselleck tenham chamado a atenção para eles na década de 1950. O surgimento de novos documentos (deliberações de Caps de Ville, pactos de amizade entre confissões religiosas, tratados de filosofia política, iconografia) e, acima de tudo, uma abordagem que não é mais anedótica, e sim teórica e comparatista, permitem um novo olhar sobre essa questão fundamental para a compreensão da gênese do Estado absolutista moderno e a invenção da liberdade de consciência. Este artigo analisa as questões teóricas e práticas em três experiências - quase - concomitantes de convivência institucionalizada entre religiões ao longo do século XVI: a França, o Sacro Império e a Suíça.

guerras de religião; secularização; Estado europeu


Universidade de Brasília. Instituto de Ciência Política Instituto de Ciência Política, Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro - Gleba A Asa Norte, 70904-970 Brasília - DF Brasil, Tel.: (55 61) 3107-0777 , Cel.: (55 61) 3107 0780 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbcp@unb.br