Acessibilidade / Reportar erro

Sobre justiça: lições de Platão, Rawls e Ishiguro3 1 Agradeço gentilmente a autorização da autora para traduzir o artigo. Agradeço também Arthur Virmond de Lacerda, por revisar o texto ortográfica e gramaticalmente, e Amanda Azevedo Silva, por localizar as passagens necessárias da tradução brasileira de Não me abandone jamais (N. T.).

Nesse ensaio, Fraser elabora uma reflexão sobre a justiça a partir dos escritos de Platão, Rawls e Ishiguro. Por meio de uma análise crítica de Não me abandone jamais, Fraser procura extrair do romance de Ishiguro proposições práticas para nossa realidade cotidiana. Segundo a autora, uma sociedade justa deve desconstruir mecanismos sociais excludentes que, ao restringir o âmbito dos sujeitos de justiça a apenas um grupo social, impedem o tratamento equânime de todas as pessoas.

justiça; Nancy Fraser; John Rawls; Platão; Kazuo Ishiguro


Universidade de Brasília. Instituto de Ciência Política Instituto de Ciência Política, Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro - Gleba A Asa Norte, 70904-970 Brasília - DF Brasil, Tel.: (55 61) 3107-0777 , Cel.: (55 61) 3107 0780 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbcp@unb.br