SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15Sobre justiça: lições de Platão, Rawls e IshiguroCrime e Congresso Nacional: uma análise da política criminal aprovada de 1989 a 2006 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência Política

versão impressa ISSN 0103-3352

Resumo

LYNCH, Christian Edward Cyril. Um saquarema no Itamaraty: por uma abordagem renovada do pensamento político do Barão do Rio Branco. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2014, n.15, pp.279-314. ISSN 0103-3352.  https://doi.org/10.1590/0103-335220141510.

Embora o Barão do Rio Branco seja a figura mais incontroversa do panteão brasileiro, as abordagens de seu pensamento político, no âmbito das ciências sociais, continuam marcadas pela escassez ou incompletude. Este artigo sugere a possibilidade de uma abordagem renovada do seu pensamento, capaz de integrar suas dimensões de historiador, de político e diplomata. O pensamento político do barão só pode ser adequadamente compreendida à luz de sua formação intelectual durante o Império, que fez dele um verdadeiro guardião da tradição intelectual saquarema. Por esse ângulo, sugere-se que a política de Rio Branco pode deixar de parecer a inauguração da moderna diplomacia brasileira para afigurar-se, ao contrário, o último avatar da política externa monárquica.

Palavras-chave : Política externa brasileira; Barão do Rio Branco; Império; República; saquaremismo; idealismo; realismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )