SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue17Political struggles, dispositions and social transactions in bank micro fieldsClass analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ciência Política

Print version ISSN 0103-3352On-line version ISSN 2178-4884

Abstract

DELPHY, Christine. O inimigo principal: a economia política do patriarcado. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2015, n.17, pp.99-119. ISSN 0103-3352.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-335220151704.

Christine Delphy indica a existência de um modo produção patriarcal, que opera em paralelo ao capitalismo, transferindo sobretrabalho das mulheres para seus maridos. Ela observa em particular dois fenômenos: (1) a permanência de uma boa quantidade de trabalho realizado no âmbito doméstico, mas voltado ao mercado, sobretudo no meio rural, quando a produção das mulheres é apropriada pelos homens; (2) a incoerência de julgar que a produção gerada para o autoconsumo não gera valor. As mulheres, assim, constituem tanto um grupo efetivamente submetido a uma determinada relação de produção, ou seja, uma classe, quanto uma categoria de seres humanos destinados por nascimento a entrar nessa classe, ou seja, uma casta. O artigo discute ainda as diferenças entre a posição da esposa, cujos serviços são remunerados de acordo não com o volume ou qualificação do trabalho, mas com as posses e a boa vontade do marido, e do trabalhador assalariado.

Keywords : mulheres; trabalho; classes; relações de produção; capitalismo; patriarcado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )