SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue17The core enemy: the political economy of patriarchyHow valuable a valence is? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ciência Política

Print version ISSN 0103-3352On-line version ISSN 2178-4884

Abstract

WRIGHT, Erik Olin. Análise de classes. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2015, n.17, pp.121-163. ISSN 0103-3352.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-335220151705.

No texto, que é o capítulo introdutório do livro Class counts, Wright defende a relevância da análise de classes para o entendimento da sociedade e da política contemporâneas. Ainda que a variável "classe" não explique sozinha todos os fenômenos sociais, nem mesmo seja parte das explicações de todos, ela é significativa em uma grande variedade deles. Portanto, deve ser sistematicamente explorada nas investigações da sociologia e da política. Wright afirma também a superioridade da leitura marxista das classes sociais, capaz de abranger mais facetas do que a weberiana. E, por fim, defende que tal análise deve ter como ponto de partida um entendimento da estrutura de classes, não simplesmente de seus conflitos. Para o desenho desta estrutura, importam a propriedade dos meios de produção, mas também o controle de especializações e de autoridade nas relações de trabalho.

Keywords : classes; marxismo; trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )