SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17O inimigo principal: a economia política do patriarcadoQuanto vale uma valência? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência Política

versão impressa ISSN 0103-3352versão On-line ISSN 2178-4884

Resumo

WRIGHT, Erik Olin. Análise de classes. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2015, n.17, pp.121-163. ISSN 0103-3352.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-335220151705.

No texto, que é o capítulo introdutório do livro Class counts, Wright defende a relevância da análise de classes para o entendimento da sociedade e da política contemporâneas. Ainda que a variável "classe" não explique sozinha todos os fenômenos sociais, nem mesmo seja parte das explicações de todos, ela é significativa em uma grande variedade deles. Portanto, deve ser sistematicamente explorada nas investigações da sociologia e da política. Wright afirma também a superioridade da leitura marxista das classes sociais, capaz de abranger mais facetas do que a weberiana. E, por fim, defende que tal análise deve ter como ponto de partida um entendimento da estrutura de classes, não simplesmente de seus conflitos. Para o desenho desta estrutura, importam a propriedade dos meios de produção, mas também o controle de especializações e de autoridade nas relações de trabalho.

Palavras-chave : classes; marxismo; trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )