SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Corrupção e participação política no Brasil: diagnósticos e consequênciasA sociologia durkheimiana e a tradição conservadora: elementos para uma revisão crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência Política

versão On-line ISSN 2178-4884

Resumo

FERREIRA, Marcos Farias  e  TERRENAS, João. Good-bye, Lenin! Hello, Putin! O discurso geoidentitário na política externa da nova Rússia. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2016, n.20, pp.43-78. ISSN 2178-4884.  https://doi.org/10.1590/0103-335220162002.

Neste artigo explora-se o processo de co-constituição dos referentes identitários e geopolíticos pós-soviéticos como fundamento discursivo da política externa de Putin. Analisa-se ainda o papel que o discurso geo-identitário desempenha, desde 2000, na justificação da recomposição do espaço pós-soviético e reclamação de uma nova ordem internacional. Metodologicamente, recorre-se à dialética entre “grande” (high) e “pequena” (low) geopolítica com o objetivo de destacar a interdependência entre as narrativas nacionais produzidas pelo poder político e pela sociedade. Conclui-se que a plasticidade e o hibridismo da gramática simbólica russa permitiram definir uma política externa pragmática e assertiva, mobilizada para a recuperação do estatuto internacional da Rússia e a consolidação da coligação de interesses liderada por Putin.

Palavras-chave : Política Externa da Rússia; Espaço Pós-Soviético; Destino Manifesto; eurasianismo; Putin.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )