Acessibilidade / Reportar erro

A política dos afetados pelo extrativismo na América Latina1 1 Agradeço a todas as pessoas que compartilharam suas experiências de vida e de luta comigo, principalmente Alexandre Anderson, Daize Menezes e Kátia dos Santos. Conhecer suas trajetórias e vivenciar as situações de injustiça às quais estão submetidos mudaram a minha perspectiva sobre o mundo. Agradeço, ainda, especificamente, a Bruno Milanez as sugestões e críticas ao texto original. Este trabalho foi originalmente apresentado no GT 14 “Entre as ruas e os gabinetes” durante o 39º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). Sou grata a todos que apresentaram comentários e sugestões ao texto. O desenvolvimento desta pesquisa tornou-se possível com o apoio financeiro do edital Proext/2014 do Ministério da Educação (MEC) brasileiro.

The politics of people affected by extrativism in Latin America

Resumo

Os conflitos socioambientais relacionados a empreendimentos extrativos vêm aumentando na América Latina, na medida em que há, nessa região, um crescente incentivo à extração e à exportação de commodities. Nesse contexto, a ação coletiva de contestação funda-se a partir de um enquadramento que marca uma condição comum entre aqueles que são afetados pela mineração, pelo petróleo e por outros grandes empreendimentos extrativos. Isso abre um processo de contestação específico que reúne certos atores, repertórios e reivindicações, os quais constituem dinâmicas de mobilização do direto, haja vista o uso contundente de estratégias legais e judiciais. Este artigo apresenta uma proposta de caracterização dos atores, dos repertórios e dos enquadramentos insurgentes da política dos afetados pelo extrativismo na América Latina. Apresentamos uma explicação fundamentada em aspectos macro, mas com ênfase em elementos microssociológicos. A pesquisa levantou casos de variados países, empregando uma abordagem qualitativa com análise de materiais documentais e observação participante.

Palavras‐chave:
movimentos sociais; ambientalismo; mobilização do direito; afetados; extrativismo; emoções.

Universidade de Brasília. Instituto de Ciência Política Instituto de Ciência Política, Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro - Gleba A Asa Norte, 70904-970 Brasília - DF Brasil, Tel.: (55 61) 3107-0777 , Cel.: (55 61) 3107 0780 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbcp@unb.br