SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21Condições e mecanismos do engajamento militante: um modelo de análiseA construção do campo de internet e política: análise dos artigos brasileiros apresentados entre 2000 e 2014 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência Política

versão On-line ISSN 2178-4884

Resumo

AVELINO, Nildo. Foucault e a racionalidade (neo)liberal. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2016, n.21, pp.227-284. ISSN 2178-4884.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-335220162107.

O artigo aborda o debate em torno da reflexão de Michel Foucault acerca do liberalismo e do neoliberalismo. Apresenta de maneira critica alguns trabalhos recentes, na França e nos EUA, que têm concluído sobre a existência de afinidades, especialmente teóricas, entre Foucault e o neoliberalismo, apontando suas fragilidades metodológicas. Procura, em seguida, evidenciar a especificidade genealógica que caracteriza a análise foucaultiana em relação às abordagens concernidas com a denúncia ideológica ou com a valorização ideal do liberalismo. Retoma particularmente os estudos da governamentalidade a partir dos quais Foucault realizou uma descrição histórica do liberalismo e do neoliberalismo em termos de racionalidade governamental. Apresenta-se um quadro sintético da economia de poder liberal na análise foucaultiana em que se verifica a superposição de três racionalidades historicamente localizáveis: razão de Estado, poder pastoral, biopoder. O artigo termina com uma leitura das diferenças entre o liberalismo econômico e o neoliberalismo e as implicações de cada um deles no exercício do poder político.

Palavras-chave : liberalismo; neoliberalismo; governamentalidade; racionalidade; crítica..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )