SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Os ciclos do presidencialismo de coalizão e seus determinantes político-econômicos, índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência Política

versão impressa ISSN 0103-3352versão On-line ISSN 2178-4884

Resumo

OKADO, Lucas Toshiaki Archangelo  e  RIBEIRO, Ednaldo Aparecido. Mudança de valores em países latino-americanos: comparando os índices de pós-materialismo e valores emancipatórios. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2017, n.24, pp.7-48. ISSN 2178-4884.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-335220172401.

Desde a identificação do fenômeno do pós-materialismo por Ronald Inglehart no início dos anos 1970, o processo de mensuração dos valores tem passado por constantes atualizações metodológicas. Recentemente Christian Welzel propôs uma revisão da teoria da mudança valorativa, criando uma nova medida denominada índice de valores emancipatórios. O objetivo desde trabalho é testar a aplicabilidade desta medida no contexto de alguns países da América Latina, comparando-a com o índice de pós-materialismo de Inglehart. Utilizando dados do projeto World Values Survey, as medidas foram comparadas utilizando-se dois critérios de construção de escalas e redução de dimensões que a literatura descreve como formativo e reflexivo. Os resultados indicam maior confiabilidade do índice de valores emancipatórios e atestam a sua aplicabilidade no contexto latino-americano.

Palavras-chave : cultura política; valores; pós-materialismo; valores emancipatórios..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )