SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Ciclos de protesto e repertório de ação do movimento indígena brasileiro entre 2009 e 2016: o caso da PEC 215Gretchen Helmke: tudo vai bem? Crises entre os Poderes na América Latina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência Política

versão impressa ISSN 0103-3352versão On-line ISSN 2178-4884

Resumo

MEIRELES, Fernando; SILVA, Denisson  e  CORREA, Filipe. Simulações de Monte Carlo no ensino de Ciência Política. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2017, n.24, pp.223-254. ISSN 2178-4884.  https://doi.org/10.1590/0103-335220172407.

Ensinar como mecanismos causais ou modelos estatísticos funcionam nem sempre é algo simples, especialmente quando estes não podem ser facilmente exemplificados. O objetivo deste artigo é mostrar como Simulações de Monte Carlo (SMC) podem ser usadas para superar dificuldades como estas. Após fazermos uma breve introdução ao método, mostramos como utilizá-lo, a fim de ilustrar fenômenos de difícil mensuração ou conceitos abstratos; além disso, também mostramos como ele pode ser empregado para explicar intuitivamente a influência das violações de pressupostos sobre os resultados de alguns modelos estatísticos frequentemente utilizados na Ciência Política. Por fim, oferecemos um passo a passo para reproduzir nossos exemplos utilizando o software R, além de um simples aplicativo virtual (Shiny app) com estes exemplos, de modo a ser adaptado para uso em sala de aula.

Palavras-chave : método de Monte Carlo; Ciência Política; metodologia política.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )