SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26O Voto em Bloco Individual no Brasil: Notas de Pesquisa sobre a Eleição Senatorial de Duas VagasExplorando a burocracia de médio escalão: uma tentativa de tipologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência Política

versão impressa ISSN 0103-3352versão On-line ISSN 2178-4884

Resumo

BARROS, Antonio Teixeira de; MONTEIRO, Adriana Resende  e  SANTOS, Thais Teixeira. Audiências públicas interativas na Câmara dos Deputados: além da função informacional. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2018, n.26, pp.131-185. ISSN 2178-4884.  https://doi.org/10.1590/0103-335220182604.

Analisa as audiências públicas interativas promovidas pela Câmara dos Deputados, com base no acompanhamento direto das audiências durante o ano de 2015 pela internet. Além disso, foram realizadas entrevistas em profundidade com as equipes responsáveis pela gestão das audiências interativas e uma enquete com os cidadãos participantes. O referencial teórico é focado em aspectos específicos da Sociologia Política e da Ciência Política, privilegiando abordagens sobre a deliberação on-line. Os dados mostram o predomínio das interações entre os próprios cidadãos, com pouca interlocução parlamentar. Além disso, a pesquisa revela que as interações voltadas para a deliberação propriamente dita ficam em segundo plano, com o predomínio de elementos típicos da conversação cotidiana. Apesar disso, a enquete realizada com os cidadãos mostra entusiasmo deles em relação à participação. A discussão mostra que as audiências públicas interativas vão além da função informacional identificada na literatura. Os resultados indicam novas contribuições das audiências no formato virtual, como a formação de comunidades de interesse, as trocas de opiniões e experiências entre os cidadãos interagentes e a vigilância cidadã sobre as atividades do parlamento.

Palavras-chave : Câmara dos Deputados; Audiências públicas; Participação política; Deliberação; Poder Legislativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )