SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Audiências públicas interativas na Câmara dos Deputados: além da função informacionalRepresentação política das pessoas com deficiência na Câmara dos Deputados: a percepção dos representados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência Política

versão impressa ISSN 0103-3352versão On-line ISSN 2178-4884

Resumo

CAVALCANTE, Pedro L. C.; LOTTA, Gabriela S.  e  YAMADA, Erika M. K.. Explorando a burocracia de médio escalão: uma tentativa de tipologia. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2018, n.26, pp.187-222. ISSN 2178-4884.  https://doi.org/10.1590/0103-335220182605.

O principal objetivo deste artigo é apresentar uma tipologia original de burocratas situados no nível intermediário da estrutura do serviço público. Esse conjunto específico de atores, os burocratas de médio escalão (BME), é visto como um grupo estratégico em função do seu papel de ligação e posição entre o alto escalão e os executores das políticas. Apesar de sua relevância e da reconhecida heterogeneidade, poucos estudos têm essa diversidade e efeitos no policymaking. Para cobrir esta lacuna e aprofundar na compreensão dos BMEs, este artigo propõe uma tipologia que inclui importantes dimensões, como perfil, trajetórias e desempenho, e assim, confirma empiricamente o pressuposto da heterogeneidade no serviço público federal brasileiro.

Palavras-chave : burocrata de médio escalão; tipologia; formulação e implementação de políticas públicas; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )