SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Explorando a burocracia de médio escalão: uma tentativa de tipologiaEm busca da Inferência Válida: métodos e testes de hipóteses nos estudos legislativos brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência Política

versão impressa ISSN 0103-3352versão On-line ISSN 2178-4884

Resumo

SANTOS, Thais Teixeira  e  BARROS, Antonio Teixeira de. Representação política das pessoas com deficiência na Câmara dos Deputados: a percepção dos representados. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2018, n.26, pp.223-271. ISSN 2178-4884.  https://doi.org/10.1590/0103-335220182606.

Este trabalho apresenta um estudo exploratório de caráter descritivo e inferencial sobre a representação política das pessoas com deficiência na Câmara dos Deputados, com base em um websurvey com 562 sujeitos. Foram realizados testes estatísticos de hipóteses a partir da correlação entre as respostas obtidas e testes do tipo qui-quadrado. Com relação aos representados, chegou-se à conclusão de que o acompanhamento de atividades dos parlamentares é capaz de produzir diferença na avaliação da representação. Além disso, variáveis como escolaridade, renda e filiação partidária mostraram diferentes nuances nas opiniões sobre o cenário da representação política. Por fim, a participação em debates ou em associações e organizações da sociedade civil mostrou potencial de modificar as avaliações das pessoas com deficiência sobre a representação política.

Palavras-chave : Representação política; Pessoas com deficiência e política; Representação política de minorias; Poder Legislativo; Câmara dos Deputados.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )